Privatização da URBANA ameaça empregos, mas há uma saída!

O portal recebeu um pedido de espaço em sua editoria pelos garis da URBANA. Segue a publicação:

Ginásio Nélio Dias, Natal/RN – 14 de abril de 2025

Na manhã desta segunda-feira, uma assembleia com os garis da URBANA foi realizada no Ginásio Nélio Dias, organizada pelo SINDILIMP. Durante o encontro, foi revelado um projeto da Prefeitura do Natal, em parceria com a Câmara de Vereadores, que prevê a concessão do serviço de coleta de lixo, varrição, praias etc para a iniciativa privada.

Com isso, a URBANA, atual empresa de economia mista responsável pela limpeza urbana da cidade, poderá ser privatizada. A medida coloca em risco diretamente os empregos de centenas de trabalhadores, já que, segundo a legislação das estatais, a demissão desses profissionais se torna mais fácil por serem CLT e a URBANA ainda ser uma sociedade de economia mista, que já deveria ser uma AUTARQUIA.

No entanto, ainda existe esperança para os trabalhadores. Haja vista o exemplo de Fortaleza/CE, onde uma situação parecida foi solucionada de forma inovadora. Lá, a antiga EMLURB foi transformada em uma AUTARQUIA – a atual URBFOR (isso aconteceu em 2016/2017)– e seus trabalhadores se tornaram estatutários, garantindo assim a manutenção dos seus empregos. Hoje, esses profissionais atuam em áreas como a ARBORIZAÇÃO urbana (algo o que a SEMSUR faz aqui), mesmo após a privatização da coleta de lixo.

E TEM MAIS: os salários também são compatíveis com a dignidade que a função merece. Verificamos um exemplo real de contracheque de uma servidora da URBFOR, cargo de gari, (você encontra no portal da transferência de Fortaleza), com salário líquido de R$ 4.008,07, valor após os descontos. Ou seja, a URBANA se tornando AUTARQUIA e os garis ESTATUTÁRIOS, como foi em FORTALEZA, o salário dos GARIS não irá diminuir (COMO MUITOS FALAM POR AÍ SEM SABER), continuará como está, é direito adquirido, companheiros!!

A proposta dos GARIS é que NATAL siga o mesmo caminho: transformar a URBANA em uma AUTARQUIA e absorver os funcionários que restam, garantindo seus direitos e empregos. Para isso, é necessário apenas vontade política por parte do Executivo e do Legislativo municipal.

A luta continua. Ainda há uma saída!
Compartilhe essa informação. Os GARIS da URBANA merecem respeito e segurança no trabalho.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Garis da Urbana apresentam proposta de autarquização em reunião com secretário de Administração de Natal

Mais uma vez os Garis da Urbana são discriminados